Sobre o curso
Com ênfase na Geofísica de prospecção, a Faculdade de Geofísica tem seu corpo docente constituído em 90% por professores Doutores. As disciplinas: Matemática, Física e inglês são ministradas por professores da própria Faculdade. As disciplinas de matemática têm forte ênfase na parte computacional. Das disciplinas obrigatórias, cerca de 24% delas são disciplinas de campo, (disciplinas que possuem atividades práticas realizadas através de excursões).
PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O perfil do Geofísico a ser formado pela UFPA deverá estar voltado para aplicações de forte impacto econômico, social e ambiental, em especial para a Região Amazônica, tais como:
(a) Prospecção de hidrocarbonetos (petróleo e gás);
(b) Prospecção mineral;
(c) Geofísica forense;
(d) Arqueologia;
(e) Prospecção de água subterrânea;
(f) Monitoração ambiental;
(g) Avaliação geotécnica;
(h) Mapeamento geológico-geofísico que fornece a base técnica para as descobertas subsuperficiais.
PROJETO PEDAGÓGICO
Consulte o Projeto Pedagófico do Cutso de Geofísca e seus anexos no link abaixo:
Anexos (desenho curricular, ementário, equivalências e outros)
ESTRUTURA CURRICULAR
A estrutura curricular do Curso de Graduação em Geofísica da UFPA contempla a formação do profissional Geofísico em Núcleos ou grupos de componentes curriculares com carga horária total de 3750 horas, divididas em 10 períodos ao longo de 5 anos, classificados em:
(1) NÚCLEO DE FORMAÇÃO BÁSICA - inclui conteúdos de Matemática, Física, e Fundamentos de Geociências.
(2) NÚCLEO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA - inclui conteúdos de Matemática, Física, Geologia, Métodos Geofísicos, Programação Computacional e Trabalho de Curso (TC). O TC poderá ser desenvolvido sob abordagens em pesquisas inéditas ou análises críticas do conhecimento existente, ensino ou extensão em qualquer área do conhecimento geofísico, cuja forma de apresentação final segue o preconizado na legislação da UFPA.
(3) NÚCLEO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO - Contempla Atividades Práticas de Campo desenvolvidas por meio de oferta de componentes curriculares obrigatórios perfazendo um conjunto de atividades com 255 horas/aulas distribuídas nas áreas de Geologia e Geofísica.
(4) NÚCLEO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE EXTENSÃO - Os componentes curriculares de Extensão estão baseados no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e ocupam 10% da carga horária total. Todos estão articulados com o perfil do egresso, bem como sua concepção e organização geral, de forma a estarem compatibilizadas com os planos de trabalho docente, as metodologias, os instrumentos avaliativos e os conhecimentos gerados. Cabe ressaltar que as orientações curriculares previstas nas DCNs ocorrem, sobretudo, pelos conteúdos trabalhados em cada componente curricular, o que permite que assuntos de natureza crítica, ética e criativa possam ocupar lugar no processo formativo discente como Direitos Humanos, Questões Étnico-raciais e Educação Ambiental.
(5) ATIVIDADES COMPLEMENTARES - Subsidia uma formação acadêmica mais diversificada ao graduando, na medida em que incluem a oferta de componentes curriculares profissionalizantes sobre temas reunidos em áreas de concentração como recursos minerais, recursos hídricos, meio ambiente, tópicos complementares e avançados em geofísica e geologia, além de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão estudantil.
(6) FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR - Carga horária destinada ao aluno para expandir sua formação acadêmica, escolhendo, de maneira autônoma, componentes não previstos nesta matriz curricular, o qual decidirá e expressará seus interesses particulares nas atividades de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão ofertadas pelas Subunidades Acadêmicas da UFPA ou de outras Instituições de Educação Superior (nacionais e internacionais).
(7) NÚCLEO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular para o desenvolvimento do discente para a vida cidadã e para o trabalho. O Estágio Curricular Supervisionado permite o contato do formando com situações, contextos e organizações próprias da atuação profissional, devendo ser realizado preferencialmente no décimo (10°) Módulo semestral do Curso, sob a supervisão de docentes da Faculdade e acompanhado por profissionais do campo de atuação, sendo que sua regulamentação e os mecanismos de operacionalização e avaliação são definidos em regulamentação da UFPA.
Redes Sociais