Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 12h23 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2024, 19h29 | Acessos: 6247

O Curso de Graduação em Geofísica, oferecido pela Faculdade de Geofísica (FAGEOF) do Instituto de Geociências (IG) da UFPA, foi criado pela Resolução n° 2.886 de 5 de fevereiro de 2002 e iniciou suas atividades em fevereiro de 2003, sendo o último ato de renovação do reconhecimento feito através da Portaria n° 847-MEC de 4 de agosto de 2017.

Na área das Geociências, o conhecimento do meio físico e dos processos naturais que ocorrem em nosso planeta, vem ganhando espaços de discussões, uma vez que é fundamental para o desenvolvimento humano e sua sustentabilidade. Esse cenário delineia um perfil multidisciplinar dos profissionais com habilitações para interfaces com diversas áreas da ciência e das tecnologias que deve ser estimulada nos cursos de graduação.

Neste contexto, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Geofísica define, caracteriza e detalha a estrutura curricular do Curso de Graduação em Geofísica da UFPA, considerando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, nomeada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que, por sua vez, possibilita a flexibilização das estruturas curriculares e a diversificação dos perfis acadêmicos.

O Curso possui carga horária de 3750 horas com duração sugerida de 5 anos. Sendo que 24% da carga horária total (915 horas) são dedicadas a atividades práticas distribuídas entre práticas de campo, aulas de laboratório e Estágio Supervisionado Obrigatório. O Projeto Pedagógico do Curso de Geofísica da UFPA está alinhado com as políticas institucionais estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que estabelece as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento da UFPA entre os anos de 2016 e 2025. Essa articulação é observada em diversos aspectos. O PPC enfatiza a flexibilidade curricular e a formação contínua e dinâmica dos estudantes, com ênfase em uma educação que não se limita ao desenvolvimento técnico, mas que também promove uma visão crítica e contextualizada da sociedade, a qual adere ao compromisso da UFPA com a formação de cidadãos capacitados para lidar com os desafios sociais e ambientais da Amazônia. Esse compromisso reflete diretamente a missão institucional da UFPA de produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.

Alinhado à missão da UFPA, o Curso de Geofísica tem o objetivo de formar profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável, juntamente com a responsabilidade social, para atender às necessidades específicas da Amazônia, uma Região importante para o desenvolvimento sociocultural e econômico do Brasil. A integração entre ensino, pesquisa e extensão, que sustenta o PPC do curso de Geofísica, também está em harmonia com as diretrizes do PDI. O envolvimento dos discentes em atividades de pesquisa e extensão não apenas fortalece sua formação técnica e científica, mas também contribui para a responsabilidade social colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, uma prioridade estabelecida no PDI. A estrutura curricular e as atividades de pesquisa e extensão do Curso incentivam o desenvolvimento de pesquisas aplicadas às demandas locais para fortalecer a conexão entre a academia e a sociedade. A promoção da excelência acadêmica e da integração com a sociedade são metas do PDI contempladas no curso de Geofísica através de uma educação que combina componentes curriculares básicos, específicos e complementares, bem como atividades de campo que desenvolvem habilidades práticas e sociais essenciais para a profissão de Geofísico. As atividades de extensão permitem aos estudantes terem contato, vivência e, consequentemente, se integrar melhor à sociedade para ter uma compreensão aprofundada de sua diversidade cultural, seus problemas e de sua realidade socioeconômica. Isso garante que os graduandos estejam preparados para enfrentar os desafios profissionais e ajudar a promover propostas viáveis para o desenvolvimento regional sustentável.

Fim do conteúdo da página